13 noviembre, 2017

PELA TERRA DA SERRA DO GÊRES-AREA DE CABRIL


PELA TERRA DA SERRA DO GÊRES-AREA DE CABRIL

 
 

Vila de Cabril

 

Cabeça do reservatorio em Cabril
 

Grupo de aventuras de saude de Braga (Portugal), equipa composta por Duarte, Viera e Vasco, com o apoio de Alfonso e José Luís parceiros do "Zarrota" de Vigo (Pontevedra). O grupo também foi composto por muitos fãs do mundo fúngico.
 

 
Local onde a exposição de cogumelo foi desenvolvida
 

No 4/11 dia esperávamos que os aficionados micologia se reunissem no AAVN, a fim de iniciar a saída de Monte. Enquanto todos os fãs eram esperados para chegar, alguns de nós começou na vizinhança do AAVN para procurar algum outro fungo.
 
 
Vasco, Vieira e José Luís




Vasco, Vieira e Alfonso
 

Uma vez reuniu todo o grupo de SetEOS, o amigo Vieira que comandou o grupo nos levou em um caminho, onde à esquerda e à direita havia pinheiros, bétulas e prados.

Paisagens área de Cabril


 

Ao meio-dia descansamos e amigavelmente nos deu um pequeno lanche, para continuar à tarde à procura de cogumelos. As condições climáticas: pouca chuva e muita secura e, especialmente a enorme quantidade de ervas daninhas e galhos deitados no chão (mais como uma selva), impediu-nos de encontrar mais espécimes de fungos como queríamos.
 
 
Micológico grupo redefinindo forças
 
 

 
 
 

Como uma anedota, neste grupo havia uma criança que se aproximou de mim, trouxe um cogumelo na minha mão e me perguntou: que cogumelo é este?
 

 

Observando-o eu observei que o chapéu teve a telha avermelhada da cutícula, e eu disse que o cogumelo mais raro porque eu tenho o hábito de cheirar todos os cogumelos que eu disse, este fungo é o Clitopilus prunulus. Esta espécie exala uma forte farinha fresca. Olhando na uma mão, observe que trouxe um tipo da esfera argila-colorida do óxido de ferro, com que tinha friccionado a cutícula do chapéu do cogumelo, dando o é aparência avermelhada-colorida da telha. ¡Garoto muito inteligente¡

Uma vez que o dia foi terminado, nós retornamos pelo mesmo caminho para a base do AAVN, feliz, mas um pouco cansado, especialmente aquele que escreve este artigo. Uma vez no local e em uma mesa, esvaziou as cestas de cada participante, onde fomos capazes de classificar e rotular 35 espécies diferentes, que serviu para fazer uma exposição escassa parada didática de cogumelos.
 
Paisagem vista do clube de Vila Nova

 

Depois do dia em que o grupo seteo e outros Comensais, em um total de 28 pessoas, fomos jantar em um hotel em frente ao clube vila nova, onde servimos um alimento de alta qualidade e excelente vinho. Tudo isso foi desenvolvido em uma atmosfera harmoniosa e descontraída, concluindo o partido com uma discussão de mesa.

Tanto José Luís como Alfonso, fomos muito gratos pelo convite da aventura de saude, e o tratamento recebido do grupo que nos acompanhou na saída para a montanha.
 

Vigo, 13 de noviembre de 2017
Alfonso Rey Pazos







Alfonso ReyPazos.

 

6 comentarios:

  1. Estupenda resuma dumhas magnificas xornadas ainda que curtas moi intensas levadas a cabo nun espacio espectacular nun ambiente de amizade e placidez

    ResponderEliminar
  2. Agradecer os amigos de "aventura de saude" Duarte, Vieira,Vasco,Xose etc organizadores do evento, vecinh@s de Vilanova, asi como @s participantes, a sua acoghida e diferenciada "hospitalidade portuguesa" para con-nos

    ResponderEliminar
  3. ,,,,E como non,agradecerlle o "maestro" Alfonso a sua convida a acompanhalo nesta autentica "aventura de saude"

    J.Luis Vidal

    P.D.Totalmente recomendable a visita: Queda preto,pernocte paaara gustos e bolsillos,comese de vicio,as panoramicas que decir,,,e o mellor as suas xentes.

    ResponderEliminar
  4. Li, com muita emoção e carinho, e partilhei o artigo na minha página de facebook. Alfonso, José Luis, obrigado pela vossa presença... Recordei com saudade o vosso apoio inicial, há muitos anos atrás (Patiño, Angeles, Manolo...). Aquele abraço micológico e até...

    ResponderEliminar
  5. Gracias por los comentarios. Todos ellos, muy gratificantes

    ResponderEliminar